5 formas de evitar acidentes de trabalho

Que o ambiente de trabalho pode oferecer muitos riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores, não é novidade. No entanto, algumas empresas ainda apresentam dificuldades em implementar medidas de segurança que sejam verdadeiramente eficazes.

Para te ajudar a evitar acidentes de trabalho da melhor maneira, selecionamos, no artigo de hoje, 5 formas práticas de fazer isso no dia a dia. Vamos lá?

1. Dar treinamento adequado

Pode até parecer óbvio, mas dar o treinamento adequado aos colaboradores em relação à função exercida é essencial, sendo a melhor forma para garantir que não hajam acidentes.

O ideal seria, além de instruir em relação ao uso correto das máquinas e equipamentos, também ensinar sobre o uso de extintores, por exemplo, ou como agir no caso de algum acidente — a quem chamar ou como fazer os primeiros socorros. Assim, na pior das hipóteses, sua equipe saberá o que fazer para minimizar os danos.

2. Oferecer equipamentos de segurança individuais

utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) é indispensável para garantir que haja segurança no ambiente de trabalho, sobretudo se os EPC (equipamentos de proteção coletiva) não forem o bastante para cobrir todos os riscos.

Instrua os colaboradores a utilizá-los e, mais do que isso, faça vistorias constantes para certificar-se de que eles obedecerão essa regra. Ressalte o porquê da utilização da proteção, e quais as consequências se isso não for respeitado. É importante que eles entendam as implicações de ignorar o uso dos EPIs.

3. Garantir a comunicação para evitar acidentes de trabalho

Garantir a comunicação significa mais do que somente informar sobre os riscos e as condições de trabalho, mas também se manter por perto e aberto para responder quaisquer dúvidas dos colaboradores.

Afinal de contas, informação nunca é demais, e manter uma comunicação aberta e transparente pode ser a diferença entre um ambiente de trabalho seguro e saudável e um espaço onde ocorrem acidentes por conta de erros — que poderiam ser facilmente evitados.

4. Realizar a manutenção adequada dos aparelhos

Já dizia o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”, e isso também serve para a manutenção dos aparelhos.

Vale salientar que não é preciso esperar que haja sinais de mal funcionamento para que a manutenção seja feita, mas é importante tomar o cuidado de realizar manutenções preditivas, para eliminar falhas e, consequentemente evitar que a segurança do funcionário seja posta em risco.

5. Documentar acidentes anteriores

Trabalhar meios de evitar acidentes de trabalho é primordial, mas aprender com os próprios erros também. Portanto, mesmo que se tomem todas as medidas de precaução e, ainda assim, algo aconteça, não deixe de documentar tudo em seus detalhes.

Essa atitude serve, basicamente, para duas coisas: a primeira é estudar uma maneira de evitar que o mesmo erro seja cometido, seja melhorando o sistema de segurança, mudando a maneira como a operação é executada ou realizando substituições de equipamentos.

A segunda maneira de tirar proveito de tais dados é usando-os como exemplos para alertar o restante da equipe sobre a importância de seguir as instruções, usar os EPIs e dar atenção aos treinamentos.

Notou como algumas ações simples podem aumentar a segurança da equipe e evitar acidentes de trabalho? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e tenha mais dicas e informações sobre segurança no trabalho em primeira mão!